Menu

Image Map

3 de abr. de 2014

Resenha: Confie em Mim

Título: Confie em Mim
Título Original: Hold Tight 
Autor: Harlan Coben
ISBN: 9788599296462
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Páginas: 317
Skoob


     Este foi o primeiro livro do Harlan Coben que eu li, e posso dizer que foi amor à primeira lida. Ele criou personagens e estórias interessantes, sempre com um toque de suspense que nos faz suspirar. Em “Confie em mim” há estórias aparentemente soltas e aleatórias, mas ao longo do mistério de cada uma nos perguntamos: O que esta estória tem a ver com as demais? O que este personagem diz respeito ao outro? Existe alguma ligação entre eles ou é apenas coincidência?
     Tia Baye é advogada e Mike Baye é médico cirurgião. Eles têm dois filhos. Adam é um deles; e depois da morte do seu melhor amigo, Spencer Hill, ele passou a agir de uma forma diferente, o que preocupou seus pais. Por isso Tia teve a ideia de monitorar tudo o que Adam fazia no computador. Foi aí que eles viram a mensagem enviada por um anônimo: “Fica de bico calado que a gente se safa”.
     Por outro lado, Jill, a filha caçula, não causa nenhum problema aos pais, e mesmo aos 11 anos de idade já vem aparentando certa maturidade. O problema é com sua amiga, Yasmim, que é alvo de piadas na escola por conta de um comentário feito por um professor a respeito de pelos no rosto. Jill sempre está ao seu lado segurando a barra, mas Yasmim via ficando cada vez mais triste e com raiva, e pode acabar piorando.
     Susan Loriman e vizinha doa Baye, e seu filho, Lucas, está muito doente, precisado urgentemente de um transplante. Enquanto Dr. Baye e sua parceira estão procurando possíveis doadores de rins, acabam descobrindo algo intrigante. Eles devem contar o que descobriram ou manter em segredo é a opção mais segura?
     Spencer Hill se suicidou. Sua mãe Betsy, acha que deveria ter cuidado melhor do seu filho e ter percebido que ele havia mudado. Tentando sobreviver com essa culpa, visita frequentemente um site feito em homenagem ao filho, até que encontra uma foto dele no dia de sua morte que causa suspeita. Será que Spencer realmente suicidou-se?
     Em paralelo a esses casos outras narrativas surgem. Nash já fez duas vítimas ficarem com seus rostos desfigurados. Ele diz que está cumprindo uma promessa que fez à mulher, mas demoramos a descobrir de que promessa se trata.
     Sr. Coben nos faz ter curiosidade para tentar desvendar os mistérios do enredo, além de explorar bastante o universo familiar e seus conflitos. Até que ponto os pais devem interferir na privacidade dos filhos? Quais são os limites? Oque se pode fazer para confiar e merecer confiança?

“A confiança é assim. Podemos quebra-la pelos melhores motivos do mundo, mas ela permanecerá quebrada para sempre.”

     Para os amantes de romances policiais, “Confie em mim” é uma ótima escolha. E para quem ainda não leu um livro do gênero, é um bom começo.

     Boa leitura!